calculadora e caneta representando o valor venal

Valor venal: o que significa, qual a importância e como calcular

Publicado em 10/01/2025 às 13:48 por

O conceito de valor venal é muito importante no mundo dos imóveis e, por mais que seja um termo técnico, entender seu significado pode ser bastante simples e fundamental para quem está lidando com compra, venda ou até o pagamento de impostos. 

Neste conteúdo, então, vamos explicar de maneira clara o que é aquele valor fiscal, sua importância, como ele é calculado e por que ele deve ser considerado, especialmente quando você está realizando transações imobiliárias.

Confira os detalhes e boa leitura!

O que é valor venal do imóvel?

O valor venal de um imóvel remete ao valor estimado pela prefeitura, com base em diversos fatores, que servem para calcular tributos como o IPTU — ou seja, o venal representa quanto o governo acredita que o imóvel vale para efeitos fiscais. 

Atenção: não estamos falando necessariamente do preço pelo qual o imóvel pode ser vendido no mercado, mas, sim, uma avaliação feita considerando diferentes aspectos do imóvel. Entende?

Aproveite para ler também: 

O que é valor venal de referência?

O venal de referência trata-se de uma média do valor venal de imóveis similares na região. 

Ele pode ser utilizado para ajustar o valor fiscal de determinados imóveis, servindo como uma espécie de padrão para garantir que a avaliação do imóvel seja compatível com o mercado local. 

Em muitos casos, a prefeitura pode usar o valor venal de referência para garantir que o valor atribuído ao imóvel não fuja da realidade do mercado, atitude que evita distorções que possam prejudicar tanto o contribuinte quanto o poder público.

É importante destacar, ainda, que o valor de referência é especialmente importante em áreas com grandes variações no valor dos imóveis (daqui a pouco, vamos explicar isso.) Continue por aqui! 

banner

Qual é a importância do valor venal?

Como explicamos, o valor venal serve de base para a cobrança do IPTU, que é um dos principais impostos pagos pelos proprietários de imóveis. Quanto maior o venal, maior será o imposto a ser pago. 

Tudo isso faz com que o venal tenha impacto direto na carga tributária do contribuinte. Além disso, tal valor também tem relevância em transações imobiliárias, principalmente no cálculo do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis). 

Esse imposto é cobrado quando um imóvel é vendido ou transferido, e o valor venal é usado para calcular o custo sobre o qual o imposto será aplicado.

Para quem trabalha no setor imobiliário, entender os valores fiscais de um imóvel é extremamente importante para avaliar corretamente os custos envolvidos na compra ou venda de um imóvel e evitar surpresas com impostos inesperados.

duas mãos juntas representando acordos e valor venal de imóvel

Como é feito o cálculo do venal?

No geral, as prefeituras consideram as seguintes características do imóvel para fazer a base cálculo do venal:

  1. localização — bairros mais valorizados ou em regiões de grande desenvolvimento possuem valores venais mais altos;
  2. tamanho — o tamanho do imóvel, seja ele uma casa, apartamento ou terreno, também é um dos principais fatores de cálculo;
  3. tipo de imóvel — imóveis residenciais, comerciais, terrenos, todos têm critérios diferentes de avaliação;
  4. idade do imóvel — imóveis mais novos tendem a ter um valor fiscal mais alto, enquanto imóveis mais antigos podem ter o valor reduzido devido ao desgaste;
  5. infraestrutura e características adicionais — a presença de piscina, garagem, sistema de segurança, entre outros, pode aumentar o venal do imóvel.
pessoa em escritório calculando o valor venal

Valor venal e IPTU

Vamos lembrar que o IPTU é um imposto municipal cobrado anualmente dos proprietários de imóveis. Esse tributo é calculado multiplicando-se o valor venal do imóvel por uma alíquota definida pela prefeitura, que varia segundo a localização e o tipo de imóvel.  

Portanto, quanto maior o valor fiscal estimado do imóvel, maior será o valor do IPTU a ser pago. 

Esse cálculo é uma das principais razões pelas quais a estimativa do venal é atualizado periodicamente pelas prefeituras, para garantir que o imposto continue sendo justo e proporcional ao valor real dos imóveis.

Outra leitura que vale a pena: Tipos de financiamento imobiliário: conheça os principais com a Zimmermann Imóveis

“Não estou de acordo com o valor venal do meu imóvel. O que posso fazer nesse caso?”

As pessoas que não concordam com o valor fiscal atribuído aos seus imóveis, podem contestar junto à prefeitura. Para isso, em primeiro lugar, verifique se o valor atribuído está correto, comparando com imóveis similares na mesma região. 

Caso identifique discrepâncias, você pode solicitar uma revisão ou reavaliação do imóvel no setor de tributação, ou cadastro imobiliário da prefeitura. Em alguns municípios, é necessário apresentar documentos ou justificativas, como laudos de avaliação. 

Ainda, se a revisão não for favorável, é possível recorrer à esfera judicial. É importante agir no prazo estipulado para garantir o sucesso na contestação, ok?

Qual é a diferença entre os valores: venal e de mercado? Entenda mais sobre os dois fatores

Nesse caso, a principal diferença é o propósito para o qual cada um é utilizado. 

O valor de mercado significa o preço que um imóvel pode ser comercializado no mercado, considerando as condições econômicas, a oferta e a demanda, além das características particulares do imóvel. 

Já o valor venal, como vimos, é a estimativa utilizada pela prefeitura para calcular impostos, sendo baseado em uma avaliação administrativa e padronizada.

Para ficar ainda mais claro, considere o seguinte exemplo: um imóvel pode ter um valor de mercado muito maior do que o valor venal, especialmente se ele estiver em uma área onde o mercado imobiliário está muito aquecido. 

Já o valor venal pode ser inferior ao valor de mercado, especialmente em áreas de menor valorização ou onde os imóveis são mais antigos.

Como saber o valor venal de um imóvel?

A maneira mais simples é consultar a prefeitura de onde o imóvel está localizado. A maioria dos municípios disponibiliza essa informação no site oficial, ou o proprietário pode solicitar diretamente no setor de tributação, ou, no cadastro imobiliário.

Além disso, o custo venal é informado nos carnês de IPTU enviados anualmente aos contribuintes, sendo um dado importante para o cálculo do imposto devido.

Como a Zimmermann Imóveis pode te ajudar

casal comemorando após obter imóvel representando o valor venal

A Zimmermann Imóveis pode ser sua parceira ideal em todo o processo para venda ou compra de imóveis, oferecendo um atendimento especializado e completo. Com um vasto catálogo dos melhores imóveis localizados em São Paulo, a imobiliária ajuda a encontrar o imóvel dos seus sonhos ou a vender sua propriedade de forma rápida e segura

A equipe da Zimmermann também orienta seus clientes em todas as etapas do processo, desde a análise do custo venal e impostos envolvidos até a negociação, garantindo que você faça uma transação justa e vantajosa.  

Sempre consulte profissionais especializados, como os da Zimmermann Imóveis, para garantir que você está ciente de todos os detalhes antes de qualquer transação!

Conclusão

Compreender o conceito de custo venal é muito importante para quem lida com imóveis e deseja tomar decisões mais informadas sobre a compra, aquisição e tributação de imóveis. 

Como você viu, embora o venal não reflita diretamente o valor de mercado, tem uma grande influência nos impostos que você paga e no processo de transferência de propriedades. 

Ao saber como ele é calculado e qual é sua importância, você evita surpresas com impostos elevados e pode planejar suas finanças de forma mais eficiente. 

Agora, se surgir outras dúvidas, não hesite em buscar o auxílio da Zimmermann Imóveis, para entender melhor a dinâmica tributária de sua região!

banner