área externa de casa representando como valorizar imóvel

6 dicas sobre como valorizar um imóvel para venda

Publicado em 13/01/2025 às 11:00 por

Quando o objetivo é valorizar um imóvel para venda, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para garantir que o seu anúncio se destaque no mercado. Sim, isso mesmo, você não precisa passar longos períodos para, finalmente, conseguir passar sua casa ou apartamento para frente. 

Então, quer saber todos os detalhes? 

Neste conteúdo, reunimos ótimas dicas para que o seu processo de venda aconteça o mais rápido possível. Confira!

Como valorizar um imóvel para vender? Veja a lista com 6 ações que podem te ajudar 

1. Realize as manutenções e reparos necessários

É fundamental garantir que o imóvel esteja em boas condições. Realizar reparos, como consertos de encanamento, elétrica e pintura, pode ser um grande diferencial. Imóveis bem-cuidados têm maior chance de atrair compradores dispostos a pagar mais.

profissionais reformando paredes para valorizar imóvel

2. Faça a limpeza do local

Aqui, o velho ditado “a primeira impressão é a que fica” tem toda razão. Antes de mostrar o imóvel aos interessados, é imprescindível que ele esteja limpo e organizado. Isso transmite cuidado e valor ao imóvel (seja uma casa ou apartamento), além de criar uma impressão positiva. 

3. Invista em uma boa decoração

Uma decoração agradável e moderna pode fazer o imóvel parecer mais atraente. Vale investir em móveis e acessórios que harmonizem com o ambiente, sempre priorizando um estilo neutro que agrada à maioria das pessoas.

4. Atualize a iluminação

A nossa quarta dica sobre como valorizar um imóvel é: atente-se à luminosidade dos ambientes. 

A iluminação pode transformar todo o imóvel. Dessa forma, substitua lâmpadas antigas por modelos mais eficientes, invista em luminárias modernas e garanta que todos os ambientes tenham uma boa iluminação.

5. Destaque os pontos fortes do imóvel

Enfatize os aspectos positivos do imóvel, como uma boa vista, espaços amplos ou materiais de acabamento de qualidade. Mostre aos compradores tudo que faz o seu imóvel se destacar.

6. Atente-se à documentação

Mantenha a documentação do imóvel em dia e com todos os registros atualizados. Casas e apartamentos com toda a documentação regularizada transmitem segurança ao comprador e, consequentemente, ajudam na valorização do imóvel.

Quais outros fatores influenciam na valorização de um imóvel?

Além das seis dicas que mostramos anteriormente, vale destacar que existem outros fatores que chamam a atenção dos possíveis compradores. Vamos listá-las a seguir. Confira: 

1. Região do imóvel

A localização do imóvel é um dos principais fatores que influenciam sua valorização. Regiões nobres, com boa infraestrutura, segurança e fácil acesso a serviços, tendem a se valorizar mais ao longo do tempo. 

Bairros bem planejados, com transporte público eficiente, opções de comércio, lazer e centros de saúde, são especialmente desejados por compradores e investidores. 

Outro aspecto é que a proximidade de áreas comerciais e culturais também pode impulsionar o preço do imóvel. 

Portanto, escolher a localização certa é fundamental para garantir uma valorização constante e um bom retorno financeiro a longo prazo.

banner

2. Metragem

O tamanho da propriedade é um dos principais pontos na hora de valorizar um imóvel. Quanto maior o tamanho, mais valioso ele será, principalmente se estivermos falando de uma área com muita procura.

Não por acaso, o valor do metro quadrado costuma indicar os pontos mais caros das cidades. Para atender à demanda por moradia nessas regiões, as construtoras investem em opções de apartamentos menores, os estúdios.

mulher medindo parede para valorizar imóvel

Com uma metragem menor, esses apartamentos atendem à demanda pela localização a um custo mais acessível do que o valor cobrado pelos apartamentos maiores.

Mas o tamanho é um empecilho para alguns perfis de compradores, como famílias, que precisam de mais espaço.

3. Estrutura comercial e de serviços

Como já comentamos, uma boa estrutura de bairro, onde há centros comerciais, bancos, hospitais, escolas, restaurantes, padarias, farmácias, academias, entre outros, pode interferir, sim, na precificação do imóvel. 

Aliás, esse é o tipo de infraestrutura mais procurada e desejada por muitas famílias. A cidade de São Paulo é muito bem-servida em relação ao comércio. Mas nem toda atividade comercial valoriza um imóvel residencial. 

Bairros que atraem muitos consumidores podem gerar muito barulho e contribuir para a incidência de crimes, como furtos. 

Por outro lado, o comércio de bebidas e comidas, como lanchonetes, restaurantes, padarias, cafeterias etc. atraem a atenção dos moradores, pois esses locais também são opções de lazer.

Já a estrutura de serviços, como hospitais, escolas, faculdades etc. próximos à sua casa, facilita o deslocamento — algo que é muito importante em São Paulo. Sendo assim, valorizam qualquer imóvel.

Contudo, é importante frisar que a cidade é viva e suas estruturas comerciais mudam com o passar dos anos. 

Regiões que, hoje, são mais baratas justamente por não terem tanto acesso a esses serviços podem ser oportunidades de investimento, uma vez que esses empreendimentos podem surgir com o passar do tempo. 

4. Infraestrutura do condomínio

No passado, os condomínios para a classe-média resumiam as suas opções de lazer à presença de uma quadra-poliesportiva e um salão de festas. Hoje, não é mais assim, pelo menos nos mais recentes lançamentos imobiliários.

Para valorizar os imóveis, muitas construtoras têm investido na oferta de serviços referentes a espaços compartilhados, como lavanderias, espaços de coworking, academias, piscinas etc. Dessa maneira, os espaços dentro dos apartamentos são usados de outra forma.

Isso mostra como a infraestrutura do condomínio pode impactar na valorização do imóvel. 

Quanto mais completo for o condomínio, mais caro, provavelmente será o imóvel, pois, além das vantagens oferecidas, é provável que estejamos falando de um lançamento imobiliário.

No entanto, condomínios com uma infraestrutura reduzida podem ser oportunidades de compra, pois nem todos precisam de tantos serviços — já que muitos deles podem ser acessados no comércio local.

Por outro lado, a administração condominial pode querer reformar o prédio para modernizá-lo, o que pode gerar custos com taxas. 

É importante conversar com o síndico, se possível, para entender quais são os planos da administração sobre esse tema — e como eles afetarão o seu investimento imobiliário.

5. Acessibilidade

A facilidade de viver em uma região que proporciona fácil acesso a outras áreas da cidade faz toda a diferença, também.  

Hoje, a Zimmermann Imóveis atua em bairros que representam muito essa realidade, como, por exemplo, os bairros de: Pinheiros, Perdizes, Moema e Jardins.

casal de idosos aproveitando férias após valorizar imóvel

Morar próximo às vias de acesso, com opções de transporte público variado, como linhas de ônibus, metrôs e ciclofaixas, é sinônimo de qualidade de vida, nos dias de hoje.

No caso da capital paulista, quanto mais oportunidades de locomoção o morador tiver, maior será o impacto na valorização do imóvel!

Para você que deseja garantir que seu imóvel tenha a melhor valorização possível, conte com a Zimmermann Imóveis! A equipe de especialistas tem o conhecimento necessário para ajudar você a avaliar e valorizar o seu imóvel, além de encontrar os melhores compradores. Cadastre seu imóvel na Zimmermann agora mesmo!

banner