Home Staging: entenda o que é e se é vantajoso
Quando vendemos uma casa não estamos vendendo apenas metros quadrados em uma determinada região. Estamos vendendo o sonho de um lar, uma arquitetura específica, facilidades cotidianas e também possibilidades de decoração — e aí entra o conceito de home staging.
O home staging é uma técnica de marketing imobiliário que surgiu nos EUA, na década de 1970. Basicamente, os vendedores decoram os ambientes para mostrarem aos compradores todas as suas possibilidades de decoração e uso.
Assim, em vez de tentar vender cômodos vazios, os vendedores mostram aos compradores as possibilidades que o imóvel tem, em relação à disposição do mobiliário, dos eletrodomésticos, do uso de cores na decoração etc.
Mas, como qualquer conceito do século passado, o home staging evoluiu e foi impactado pela tecnologia. Neste artigo, vamos entender tudo sobre o home staging, inclusive os resultados que esse movimento tem apresentado nos EUA.
O que é o conceito home staging?
Traduzido literalmente como “encenação”, o home staging atua como uma preparação do imóvel antes de ele começar a receber visitas de interessados, de maneira que a propriedade pareça agradável, atraente e moderna aos olhos dos potenciais compradores.
O processo incorpora tanto as mudanças no imóvel quanto a sua divulgação, por meio de fotografias e descrições que ressaltem os pontos positivos da propriedade.
Um dos tópicos principais é que o comprador não se depare com problemas aparentes, como bagunça, sujeira, desgastes, mofos, infiltrações etc., que podem fazer com que ele tenha uma visão negativa daquele imóvel.
Também é possível realizar outras alterações, como modificar a disposição ou realizar a troca de mobiliário e objetos de decoração, tendo como objetivo a valorização dos pontos fortes da propriedade.
Quais os benefícios do home staging?
O ponto central do home staging é que algumas alterações na aparência do imóvel, mesmo que pequenas, causam impactos positivos na forma como o comprador irá perceber a propriedade.
Por exemplo, uma pessoa que esteja procurando uma casa para morar com sua família, ao visitar um espaço preparado pelo home staging, conseguirá visualizar melhor como pode ser sua vida naquele ambiente, inclusive possíveis maneiras de dispor seu mobiliário ou de aproveitar os espaços do local.
Como consequência, esse processo agrega valor ao imóvel, fazendo com que ele possa ser vendido mais rápido e até mesmo por um valor maior. Além disso, o montante que será investido, dessa maneira, poderá ser recuperado por meio dessa valorização.
Por ser uma área que está ganhando espaço no Brasil recentemente, ainda não temos estatísticas locais, contudo, segundo pesquisa realizada pela National Association of Realtors (NARS), considerando o mercado imobiliário norte-americano, a técnica pode tornar a venda até 50% mais rápida.
Quem faz o home staging?
O profissional que faz o home staging é o ligado à decoração de imóveis, como o designer de interiores — ainda que não exista uma norma sobre o tema. Alguns profissionais que atuam nesse mercado fizeram cursos específicos sobre home staging.
Contudo, é evidente que uma pessoa que tenha mais bagagem cultural relacionada à decoração, que domine conceitos e que entenda sobre tendências, conseguirá fazer um trabalho mais completo, com mais chances de converter visitantes em compradores.
Quem paga por essa estratégia?
O home staging é uma estratégia de venda. Logo, trata-se de um investimento que será feito pelo vendedor. No entanto, obras de bem-feitoria e de decoração valorizam o imóvel e podem fazer com que a margem de lucro do vendedor aumente consideravelmente.
Ignorar o home staging devido ao seu custo pode não ser uma forma inteligente de economizar. Imóveis que evidenciam seus problemas, como uma falha na pintura, podem afastar compradores — e imóveis parados geram custos ao proprietário.
Logo, pode ser mais barato fazer uma decoração que valorize o local e atraia interessados.
O que é home staging virtual?
O home staging virtual é uma técnica que usa a tecnologia para criar ambientes decorados. Então, o comprador poderá ver como o imóvel ficaria pintado de determinada cor, usando um tipo de armário para cozinha etc.
Em alguns casos, é possível ver essas mudanças usando óculos de realidade aumentada (VR). Isso traz a ideia de profundidade e ajuda o visitante a entender as possibilidades da propriedade, passeando por ela.
Esse tipo de projeto é feito usando softwares de edição, criando imagens hiper-realistas. No Brasil, o uso desse tipo de técnica ainda não é comum. Existem empresas que oferecem esse serviço, assim como profissionais freelancers. A maioria desses prestadores de serviço ainda são estrangeiros.
Como aplicar esse o conceito?
As etapas iniciais do home staging podem ser feitas por uma equipe de limpeza e manutenção. Limpar os cômodos, retirando manchas e sujeira é fundamental.
A iluminação pode ser tanto uma aliada, quanto uma inimiga. Verifique como os ambientes se comportam sob a luz fria e quente. O uso de luz indireta, como em luminárias e abajures, pode ser fundamental.
Ademais, os moradores valorizam muito a luz solar. Indique os locais que mais recebem luz natural e caso a visita ocorra nesses horários, valorize essa luz em vez da artificial.
Tome cuidado com tendências de decoração. Elas passam e podem ficar velhas rapidamente, o que exigirá mudanças no home staging. Além do mais, você não está vendendo um projeto de decoração, mas um imóvel.
A decoração é uma aliada para valorizar a propriedade — e não deve se sobressair. Ela pode ser usada para modernizar um ambiente antigo, ilustrar o uso dos espaços, mostrar a conveniência dos cômodos etc.
Não se esqueça de contar com a ajuda de fotógrafos e filmakers profissionais. Fotos de celulares, mal enquadradas, vídeos sem qualidade técnica etc. depõem contra o imóvel e dificultam as vendas.
Não se esqueça que a Zimmermann pode lhe ajuda nessa missão. Nosso catálogo de imóveis é feito apenas com imagens captadas por profissionais especializados no mercado imobiliário!
Como o é o mercado de home staging nos EUA?
Os principais dados sobre o mercado de home staging vêm dos EUA, onde a prática já está consolidado. Um relatório publicado neste ano pela National Association of Realtors (NARS), mostra como os corretores de imóveis têm usado essa técnica de vendas.
10% dos entrevistados disseram que usaram a estratégia nos imóveis mais difíceis de serem vendidos. 5% afirmaram que as técnicas de home staging só foram usadas nos imóveis mais caros. 23% aplicaram essa estratégia em todos os imóveis do seu catálogo.
A metade dos participantes do estudo disse que não prepararam as casas antes das visitas ocorreram, mas recomendam que o home staging seja feito. 15% afirmaram que não preparam as casas antes das visitas. O home staging virtual foi a escolha de 4% dos entrevistados.
Entre aqueles que usam a técnica alavancar as vendas, a sala de estar é o ambiente que recebe mais atenção (91%). Na sequência estão a cozinha e o quarto principal, 81% dos entrevistados decoraram esses cômodos antes de divulgá-los para os clientes.
54% dos participantes decoraram o banheiro. O quarto das crianças foi o cômodo que atraiu menos investimentos em home staging: 23% dos entrevistados decoraram essa parte da casa.
O custo médio com a decoração de cada ambiente é de US$ 600, caindo para US$ 400 quando o corretor, o proprietário ou outra pessoa envolvida na venda trabalha diretamente na obra.
Por que fazer o home Staging?
Ainda usando dados da pesquisa da NARS, descobrimos que 20% dos vendedores notaram que os compradores ofereceram valores 5% maiores pelas casas que foram decoradas, na comparação com imóveis similares que não receberam técnicas de home staging.
Em alguns casos, o valor de venda subiu entre 6% e 10%. Nenhum entrevistado que usou a técnica afirmou que ela teve impacto negativo durante todo o processo de venda. Para 68% dos entrevistados, o home staging teve efeitos na percepção que os visitantes tiveram sobre o imóvel.
Um ponto interessante é que para 7% dos participantes do estudo, a estratégia pode ter um efeito negativo, caso o estilo de decoração não agrade ao comprador.
O home staging é uma tendência no mercado imobiliário brasileiro e uma realidade no mercado estadunidense. Conhecer a técnica e os seus resultados pode fazer com que a venda de um imóvel ocorra de forma mais rápida.
O mercado imobiliário é muito competitivo e conseguir destacar a sua propriedade pode ser um desafio. É por isso que a Zimmermann se coloca à disposição para lhe ajudar.
Jornalista formado pela PUCPR. Atuei em revistas e sites de negócios. Hoje, ajudo pessoas a entenderem diversos assuntos por meio de conteúdos de qualidade!