Saiba como montar um charmoso jardim de inverno e como decorá-lo.
Introduzir elementos verdes na decoração tem sido uma prática muito procurada atualmente. Para lhe ajudar, já demos algumas dicas, aqui no blog, sobre o cultivo de plantas para residências. Agora, para melhorar o clima interno da sua casa e deixá-la ainda mais charmosa, iremos falar um pouco sobre jardins de inverno.
O conceito surgiu em países europeus, onde o clima frio prejudica o cultivo de plantas em áreas externas. Assim, a solução foi trazê-las para dentro de casa. A prática acabou se espalhando até mesmo para países de altas temperaturas como o Brasil, já que é uma excelente opção para refrescar os ambientes, valorizando o contato com a natureza em áreas internas.
Eles podem ser montados em qualquer área da casa (salas, quartos, cozinhas, etc.) e, em sua forma “clássica”, são fechados nas laterais e ficam em locais que têm uma abertura no teto (coberta por vidro ou não) para entrada de luz.
Atualmente, existem versões abertas, sem separação entre o cômodo e o jardim, podendo ter cobertura ou não. Também é possível construi-lo em áreas como varandas ou sacadas.
Encontre seu próximo lar! Veja nossos apartamentos em Vila Mariana!
Depois que você já decidiu em qual espaço construir seu jardim, um dos primeiros elementos a se pensar é a preparação do piso. Serão necessárias algumas etapas mais técnicas, como a sua impermeabilização.
Por outro lado, a parte decorativa é bem diversa, pois existe uma variedade de revestimentos que podem ser usados. Essa etapa irá depender do estilo que você queira dar ao jardim, pode-se usar pedras, madeira, bambu, tijolos, terra, grama, entre outros.
Agora, a parte principal: quais plantas usar? Essa resposta depende muito das características do seu jardim, principalmente do tamanho dele e da incidência de luz natural. Algumas plantas ficam melhores em áreas com alta exposição à luz, outras preferem áreas de meia-sombra ou sombra. Além disso, se você mesmo irá cuidar do jardim, ao escolher as plantas, é importante também considerar o seu tempo disponível, já que umas precisam de mais manutenção que outras.
Por fim, os acessórios dão o toque final à área. Vasos, ganchos, suportes, fontes, luzes, cascatas, etc., vários elementos podem deixar o jardim ainda mais atrativo. Para áreas maiores, é possível até mesmo incluir alguns móveis, como mesas, cadeiras ou poltronas – possibilitando um espaço para relaxamento e leitura.
Como você deve ter percebido, a montagem de um jardim de inverno passa por várias etapas. Para garantir a qualidade da área, recomendamos a assistência de um profissional, como paisagistas ou arquitetos, durante a construção.
Confira outros artigos que podem te interessar.
Vai passar o Natal em São Paulo? Confira aqui uma lista com diversas atrações especiais de Natal para toda a...
Continuar lendo →Conheça os benefícios, para vendedor e comprador, ao se optar pela exclusividade na venda de imóveis com uma única imobiliária....
Continuar lendo →O IPTU de São Paulo é um dos principais impostos para quem mora na maior cidade do país. Entenda quem...
Continuar lendo →