layout menu mobile

Filtrar imóveis

Entenda quais são os gastos extras com documentos para comprar um imóvel
detalhe layout

Entenda quais são os gastos extras com documentos para comprar um imóvel

Veja quais são as taxas cobradas e quais documentos são exigidos para a compra de imóveis.

A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitos e uma ótima oportunidade de investimento para tantos outros. Durante esse processo, sempre procuramos a melhor oferta, ou seja, aquela que melhor se enquadre em nossas expectativas e orçamento.

Mas, o que considerar nesse orçamento? Seria apenas o valor do imóvel? No artigo de hoje, nós vamos o ajudar a entender quais são os custos, além do valor do imóvel, que você terá na hora da compra. Assim, você poderá ter um orçamento mais preciso e não levar sustos na hora de finalizar o negócio.


Os apartamentos à venda no Santa Cecília te esperam! Descubra imóveis incríveis e adquira os eu lar dos sonhos!

ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

O ITBI é um imposto municipal, por isso pago à prefeitura onde está localizado o imóvel. Sem o pagamento desse imposto, não é possível realizar a transferência do bem para o nome do comprador. Sendo assim, ele é um tributo obrigatório para que a oficialização do processo de compra aconteça.

Os valores e condições variam de acordo com a cidade. Em São Paulo, a alíquota é de 3%, e o pagamento deve ser feito à vista. Para mais informações, consulte o site da prefeitura: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/itbi/

Escritura pública

A escritura pública é um documento que formaliza a transmissão do imóvel. Nela, são encontradas informações monetárias a respeito do imóvel, como valor, forma de pagamento, entre outras.

É necessário realizar a escritura para imóveis comprados à vista, já que, em caso de imóveis financiados, o contrato feito pela instituição bancária já tem força de escritura pública.

O valor das custas dependerá do estado e da cidade onde o imóvel será registrado, além do valor do imóvel em si e de outras particularidades. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, para um imóvel de R$ 552.200,00, a escritura pode custar em torno de R$ 3.900,33.
Para mais informações, consulte o site do Colégio Notarial do Brasil: https://www.cnbsp.org.br/index.php?pG=X190YWJlbGFzX2Vtb2x1bWVudG9z

Registro

O registro é a conclusão da transferência do imóvel na matrícula. Nele, há uma descrição do imóvel em si, seu histórico de compra e venda, alterações feitas, etc.

Assim como a escritura, o valor do registro varia de acordo com a cidade e outras particularidades. Em São Paulo capital, o mesmo imóvel de R$ 552.200,00 pode ter um valor de registro de R$ 2.389,34.

Para outras comarcas e valores, consulte esta tabela disponibilizada pela Central de Registradores de Imóveis: https://www.registradores.org.br/Servicos/frmTabelaCustas.aspx

Vistoria do imóvel

Por fim, para imóveis financiados, o comprador deverá desembolsar a taxa de vistoria, uma etapa exigida pelos bancos. O valor depende de cada financiadora, por isso, consulte a taxa com sua instituição financeira.

Afinal, qual o gasto total com a documentação?

Como você deve ter percebido, os valores para os documentos citados acima variam muito em cada caso. Características do imóvel e até mesmo a situação civil do comprador podem influenciar no valor das taxas. Em média, estipula-se que o gasto com a documentação do imóvel represente 4% do valor total.

Então, para o imóvel que estamos usando como exemplo, no valor de R$ 552.200,00, seria necessário reservar, em média, R$ 22.088,00 para os documentos.

Para saber quais taxas se aplicam ao seu imóvel, consulte seu corretor ou tabelião, eles irão lhe ajudar a calcular o valor exato.

Agora que você já conhece todas essas taxas, pode se planejar melhor para a compra do seu imóvel. O ideal é acrescentar os valores dos documentos no valor final, para que o planejamento financeiro seja mais preciso.

E, caso esta seja a compra do seu primeiro imóvel, não desanime. Para a primeira compra, há a possibilidade de descontos em alguns documentos. Converse com o seu banco ou imobiliária sobre essa oportunidade!

Artigos Relacionados

Confira outros artigos que podem te interessar.

Dicas para corretores aumentarem sua performance diária

Dicas para corretores aumentarem sua performance diária

Ser um corretor de imóveis requer foco, organização e determinação para ganhar a vida. Tornar-se um corretor é uma decisão...

Continuar lendo →
Penthouse: o que é, características e vantagens

Penthouse: o que é, características e vantagens

Descubra o que é uma penthouse, suas características e vantagens. Saiba como ela se diferencia de uma cobertura e onde...

Continuar lendo →
Imóvel pronto ou na planta: qual a melhor opção?

Imóvel pronto ou na planta: qual a melhor opção?

Adquirir um imóvel é uma decisão muito importante. Além de envolver um alto investimento financeiro, a decisão vai definir onde...

Continuar lendo →