Entenda quais são os gastos extras com documentos para comprar um imóvel
Veja quais são as taxas cobradas e quais documentos são exigidos para a compra de imóveis.
A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitos e uma ótima oportunidade de investimento para tantos outros. Durante esse processo, sempre procuramos a melhor oferta, ou seja, aquela que melhor se enquadre em nossas expectativas e orçamento.
Mas, o que considerar nesse orçamento? Seria apenas o valor do imóvel? No artigo de hoje, nós vamos o ajudar a entender quais são os custos, além do valor do imóvel, que você terá na hora da compra. Assim, você poderá ter um orçamento mais preciso e não levar sustos na hora de finalizar o negócio.
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ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
O ITBI é um imposto municipal, por isso pago à prefeitura onde está localizado o imóvel. Sem o pagamento desse imposto, não é possível realizar a transferência do bem para o nome do comprador. Sendo assim, ele é um tributo obrigatório para que a oficialização do processo de compra aconteça.
Os valores e condições variam de acordo com a cidade. Em São Paulo, a alíquota é de 3%, e o pagamento deve ser feito à vista. Para mais informações, consulte o site da prefeitura: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/itbi/
Escritura pública
A escritura pública é um documento que formaliza a transmissão do imóvel. Nela, são encontradas informações monetárias a respeito do imóvel, como valor, forma de pagamento, entre outras.
É necessário realizar a escritura para imóveis comprados à vista, já que, em caso de imóveis financiados, o contrato feito pela instituição bancária já tem força de escritura pública.
O valor das custas dependerá do estado e da cidade onde o imóvel será registrado, além do valor do imóvel em si e de outras particularidades. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, para um imóvel de R$ 552.200,00, a escritura pode custar em torno de R$ 3.900,33.
Para mais informações, consulte o site do Colégio Notarial do Brasil: https://www.cnbsp.org.br/index.php?pG=X190YWJlbGFzX2Vtb2x1bWVudG9z
Registro
O registro é a conclusão da transferência do imóvel na matrícula. Nele, há uma descrição do imóvel em si, seu histórico de compra e venda, alterações feitas, etc.
Assim como a escritura, o valor do registro varia de acordo com a cidade e outras particularidades. Em São Paulo capital, o mesmo imóvel de R$ 552.200,00 pode ter um valor de registro de R$ 2.389,34.
Para outras comarcas e valores, consulte esta tabela disponibilizada pela Central de Registradores de Imóveis: https://www.registradores.org.br/Servicos/frmTabelaCustas.aspx
Vistoria do imóvel
Por fim, para imóveis financiados, o comprador deverá desembolsar a taxa de vistoria, uma etapa exigida pelos bancos. O valor depende de cada financiadora, por isso, consulte a taxa com sua instituição financeira.
Afinal, qual o gasto total com a documentação?
Como você deve ter percebido, os valores para os documentos citados acima variam muito em cada caso. Características do imóvel e até mesmo a situação civil do comprador podem influenciar no valor das taxas. Em média, estipula-se que o gasto com a documentação do imóvel represente 4% do valor total.
Então, para o imóvel que estamos usando como exemplo, no valor de R$ 552.200,00, seria necessário reservar, em média, R$ 22.088,00 para os documentos.
Para saber quais taxas se aplicam ao seu imóvel, consulte seu corretor ou tabelião, eles irão lhe ajudar a calcular o valor exato.
Agora que você já conhece todas essas taxas, pode se planejar melhor para a compra do seu imóvel. O ideal é acrescentar os valores dos documentos no valor final, para que o planejamento financeiro seja mais preciso.
E, caso esta seja a compra do seu primeiro imóvel, não desanime. Para a primeira compra, há a possibilidade de descontos em alguns documentos. Converse com o seu banco ou imobiliária sobre essa oportunidade!