
5 dicas de ouro para corretores
Nos últimos anos, se cresceu muito a procura pela profissão de corretor de imóveis. A função exige alguns conhecimentos que são adquiridos ao longo da jornada.
Separei 5 delas que considero essenciais para quem quer começar nessa profissão:
0. Aprimore seu conhecimento do mercado
Sim, passo zero. Afinal, o conhecimento do mercado é um dos melhores indicadores do nível de experiência e habilidade de um corretor de imóveis.
Novos agentes devem gastar uma quantidade significativa de tempo aprendendo sobre como se coloca o valor em um imóvel, como fazer comparações e as condições atuais do mercado. No entanto, corretores veteranos devem gastar mais tempo aprendendo a antecipar como o valor da casa será impactado por mudanças na indústria, economia e área local.
1. Saiba a temperatura do comprador
O primeiro passo do corretor é conseguir identificar em que passo da jornada de compra o comprador está e qual seu perfil de compra. Se ele estiver na fase de pesquisa, entregue o lead para o departamento de marketing. Se ele está já querendo ver e visitar imóveis, com uma intenção clara, essa é a sua vez.
A partir daí, é hora de olhar para o cliente. A partir dessa percepção do mercado, agora é hora de perceber, por meio de muitas perguntas, o quanto ele está “quente” para comprar. E o mais importante: o quanto ele/a já tem definido o que quer e quanto pode pagar.
Quanto mais “quente” for o comprador, mais você deve conversar com ele – criar empatia e conquistá-lo. Você é o meio entre o sonho e a realidade.
2. Conheça o perfil do comprador
Não é só saber que tipo de imóvel o comprador quer, mas principalmente: qual tamanho, idade, lugar… Se ele tem cachorro, criança… Se quer um terraço… Se costuma receber visitas e por aí vai. É preciso construir essa ligação para mostrar ao comprador o porque tal ou tal imóvel é a escolha certa.
Durante a jornada de compra o corretor tem um papel fundamental nessa construção empática. Muitos compradores têm conflitos de interesse em seus perfis de compra. O corretor deve ajudar a balancear esses conflitos com tato. Se for uma família, observe: quem é mais influente? E se for o filho? E se for a sogra? Corretor é um aliado, lembre-se disso.
3. Tenha uma seleção de imóveis apropriada
Essa parte é o que diferencia – e muito – um ótimo corretor de um mediano. Afinal, normalmente você tem várias opções dentro do perfil que você entende ser do cliente. Saber qual a opção mostrar é essencial. Esse é o segredo. Se o comprador não quiser reformar, você não pode mostrar um imóvel que necessita de reforma. Mostre aquilo que ele quer.
Se o comprador quer o sol da manhã na sala, não adianta levá-lo para ver um imóvel que não tenha isso. A confiança se quebra. O comprador ficará irritado e achará que você o está fazendo perder tempo. Resultado: cliente perdido.
Saiba de cabo a rabo os imóveis que você atende.
4. Use a rede de conexão
Um corretor tem que focar no seu trabalho e nas suas visitas. Seu objetivo é vender e captar leads. Mas, também, é valiosa a troca de informações/dicas com os colegas. Essa parte é fundamental. Na Zimmermann nossos corretores contam com leads de apoio, operacional irrestrito, gerente fechador, jurídico de primeira e uma equipe de pós-venda. Tudo para o corretor se concentrar no principal: vender.
Duas cabeças pensam melhor do que uma pode ser um clichê, mas definitivamente há verdade nisso quando se trata do setor imobiliário.
E você, qual dica você tem para os corretores?

Renato Zimmermann possui uma carreira de mais de 30 anos no setor imobiliário. Sua jornada como corretor de imóveis começou em 1980 (CRECI 35494F) e desde então foi conquistando espaço e confiança do setor. Hoje, é uma figura de destaque no mercado imobiliário de São Paulo. Reconhecido como um grande conhecedor do mercado, Renato tem como um dos principais prazeres de vida o compartilhamento da sua visão sobre as tendências e oportunidades do setor. Sua sólida experiência no mercado imobiliário permite-o a ter as bases necessárias para inovar com responsabilidade e visão estratégica.
Fundador e CEO da Zimmermann Imóveis, é seu profundo conhecimento e eterno aprendizado que o capacita a acompanhar e gerenciar diretamente todas as estratégias de negócios da imobiliária que é uma das referências em vendas em São Paulo.
Além disso, outro ponto em que é reconhecido é de sua ética, considerada inabalável. Não é raro ouvir sobre a firmeza da sua conduta. Não por acaso, ao longo de todos esses anos, mesmo como investidor, nunca tenha ocorrido conflito de interesses com corretores parceiros do mercado. Essa integridade, juntamente com conhecimento e visão estratégica, preserva e mantém seu nome como uma das grandes referências do mercado imobiliário paulistano. Sua vasta experiência abrange não apenas a avaliação e negociações, mas também aspectos jurídicos do direito imobiliário. Com um enfoque nas regiões da zona Oeste e sul da cidade de São Paulo, Renato Zimmermann é reconhecido tanto por sua competência em vendas, quanto por seu comprometimento com a satisfação e sucesso de seus clientes e parceiros.